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segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

“Caro Carlos, 

Tenho uma loja de rações para animais, acessórios para piscina e jardinagem desde 2006. Fica localizada em Camaçari, em uma área de praias. Nosso público-alvo são os moradores e veranistas. Na mesma região, há duas lojas concorrentes, no mesmo nível da nossa, porém mais antigas. Toda vez que chega o final do mês, percebo que pagamos todas as nossas dívidas, mas sobra bem pouco para o fluxo de caixa. Compramos a prazo, raramente à vista. A maioria das vendas é feita por cartão de crédito. O nosso controle de estoque não é 100%: os dois funcionários da loja costumam esquecer de dar baixa em alguns produtos. Não temos site, a divulgação é feita por um carro de som e por panfletos. No final do ano, distribuímos chaveiros, folhinhas etc. O que estamos fazendo de errado? Com esses resultados, posso continuar acreditando que nosso empreendimento deu certo?” 

Maria Helena Oliveira Santos, Camaçari, Bahia 



NOVAS RECEITAS 

A primeira análise para saber se está no caminho correto é verificar sua capacidade de captar e aumentar as receitas. Em uma segunda análise, vale avaliar as perspectivas da empresa sem as dívidas contraídas no passado: a ideia é determinar se o negócio é viável operacionalmente. Digo isso porque várias empresas, embora endividadas, podem ser viáveis após uma reestruturação financeira. 

CRIATIVIDADE 

O mix de produtos de sua loja é muito interessante. Mas buscar novas receitas exige criatividade. Observe seus concorrentes para descobrir o que eles fazem errado e você deve evitar; o que eles fazem certo e você deveria fazer também; e, principalmente, o que eles ainda não fazem e você poderia fazer para se diferenciar. 


“Nunca gostei de avaliar um negócio como tendo ou não dado certo. Empreendimentos são dinâmicos, e os períodos em que estão ou não dando certo podem mudar de forma importante, dependendo de vários fatores. A notícia boa é que fases ruins podem ser revertidas; a má notícia é que, se não tomarmos cuidado, as boas fases também podem acabar rapidamente” 

FORÇA DE VENDA 

Você mesma já identificou o que precisa ser trabalhado imediatamente: as vendas. Um caminho são as promoções. Mas isso exige um bom controle de estoque: assim, será possível identificar quais itens estão gerando custo e podem virar receita rapidamente. Monte kits com produtos que queira vender com rapidez, junto com outros de rentabilidade maior, criando um aumento de receitas. 

GESTÃO DE CAPITAL 

Como último conselho, voltaria ao meu mantra de sempre: fique atenta à gestão de capital de giro. Trate esse assunto com a mesma importância que trata os seus clientes, suas vendas e suas obrigações tributárias. O capital de giro é o motor que faz qualquer negócio andar e crescer. Dê uma olhada nas edições anteriores do Divã e encontrará dicas importantes sobre essa questão. 


Fonte: PEGN
Carlos Alberto Miranda 
CEO do fundo de venture capital BR Opportunities 

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