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quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Como escolher o segmento para Compra Coletiva?

Uma das fortes tendências da compra coletiva é a segmentação, ou seja, a especialização na oferta de um determinado serviço ou produto, assim como fez a empresária e especialista em comércio eletrônico, Gislene Garuffi, que lançou o Desconto no Motel, um site especializado em descontos de até 90% nos melhores motéis de São Paulo.
“A estratégia de focar em um único produto é uma oportunidade promissora, já que o mercado conta com poucos sites segmentados. Acreditamos que isso torna nosso negócio um diferencial dentre tantos sites de compras coletivas. Além disso, tenho a vantagem de poder direcionar os investimentos de publicidade e marketing exclusivamente ao nosso público-alvo, aumentando a assertividade do nosso negócio”, pontua Gislene.
No entanto, ao investir em um site de compra coletiva e optar pela oferta de um serviço ou produto específico, Gislene lembra a importância de atentar-se a diversos fatores que poderão determinar o sucesso do negócio. Portanto, segundo a empresária, antes de dar o primeiro passo, tenha as seguintes respostas às perguntas abaixo:

Eu conheço bem o mercado de compras coletivas?

É fundamental o futuro empreendedor conhecer a fundo a atividade para saber exercê-la. É preciso buscar informações detalhadas sobre essa modalidade de comércio eletrônico, como a sua procedência: onde foi lançada, quem lançou, de onde surgiu a oportunidade de criar esta estratégia, como veio para o Brasil, por quais motivos a compra coletiva agradou o consumidor brasileiro, etc. Além disso, descubra que tipo de serviço ou produto ainda não foi bem explorado pelos sites e se poderá ser um negócio promissor. É importante que você goste e entenda sobre o produto ou serviço que será o foco do seu site!
Eu conheço bem o segmento em que pretendo me especializar?
Ao escolher o setor que será o foco do seu site, estude o mercado. Analise as tendências, as demandas, os desafios e os investimentos que deverão ser feitos para este setor. Avalie o que ainda não existe ou precisa ser melhorado no mercado que você pretende investir para que o seu negócio seja um diferencial em relação aos outros. O importante é você se certificar se haverá público para este produto/serviço e se você poderá atender às expectativas deste consumidor. Outra dica importante é fazer uma relação dos estabelecimentos que, possivelmente, serão seus parceiros e avaliar uma série de critérios como qualidade dos serviços, reputação, histórico de atendimento ao cliente e potencial de geração de novos clientes.

Eu conheço bem a concorrência?

Independentemente de ser o maior site de compra coletiva do Brasil ou ainda um que tenha sido lançado ontem, é essencial o empreendedor conhecer seus concorrentes. Foque, especialmente, nos sites que ofertarem o mesmo produto ou serviço que você pretende se especializar. Veja o que eles estão fazendo, conheça suas estratégias, suas parcerias, seus diferenciais. Lembre-se que você estará chegando ao mercado depois deles, o que pode significar uma vantagem ou desvantagem, dependendo do seu planejamento e preparo.

Eu tenho um planejamento bem estruturado?

Assim que tiver definido o tipo de produto ou serviço que irá ofertar em seu site de compra coletiva, defina também suas estratégias acerca do negócio. Planeje infraestrutura, área comercial, de marketing e, especialmente, a área financeira. Se for necessário, contrate um consultor para auxiliar na administração dos custos e lucros. Ter uma equipe bem preparada e comprometida com o negócio, e que conheça a fundo o produto ou serviço a ser ofertado no site, também será a chave do sucesso!




Fonte: E-Commerce News

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