"- Em breve um novo visual para melhor informar! -

sábado, 19 de novembro de 2011

Novo profissional, novo problema? Nova solução

Vivemos um novo momento. 
A primeira impressão que se tem é a de que as gerações estão vivendo um tempo de ruptura total, onde os mais velhos não entendem os jovens, que por sua vez,  os consideram absolutamente lentos e desconectados da realidade atual. O aumento da expectativa de vida, alcançado nos avanços da ciência, contribui para a intensidade nos conflitos, pois existem mais gerações lutando por um lugar no mundo.
Os jovens da geração Y são mais pragmáticos e não se apegam aos valores que serviram de referência para a criação da realidade atual. Buscam desafios constantemente e esperam receber feedback com muita rapidez. Estão surpreendendo líderes ao ignorar os padrões conhecidos, principalmente quando apresentam um bom desempenho no estudo, no trabalho ou em todo seu estilo de vida, enquanto escutam músicas e navegam em redes sociais.
Investigar, com novas abordagens, toda a complexidade que o novo cenário nos traz, é essencial neste momento, pois podem resultar em importantes avanços e inegável sucesso na identificação dos fatores de motivação do jovem profissional. Isso significa que será prioritário inovar os conceitos de liderança e o caminho é a mentoria.
Atualmente, o resgate dos princípios de mentoria demandam programas de formação específicos, realinhando conceitos como Coaching, Counseling e Mentoring que, de certo modo, se misturaram diante da busca por uma atuação mais adequada das lideranças.
Mentoria deve ser considerado o grande legado que o verdadeiro líder deixa após sua passagem como gestor de uma equipe de trabalho. Quando bem implementada, representa a continuidade através da sucessão e formação dos potenciais. O objetivo deve ser sempre o desenvolvimento de modelos que possam suprir as necessidades crescentes de atração, retenção e formação de novos talentos.
Em um mundo onde as transformações alcançam conceitos exponenciais, a competitividade se transforma em posicionamento estratégico e os relacionamentos estabelecem diferenciais competitivos definitivos, as empresas precisam adotar um novo posicionamento, muito mais alinhado com os conceitos atribuídos hoje aos jovens da geração Y, que representam a maior fatia do mercado consumidor e de profissionais nesta próxima década.
Definitivamente o cenário mudou e as prioridades devem ser realinhadas para que se alcancem novas soluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário