"- Em breve um novo visual para melhor informar! -

sábado, 14 de janeiro de 2012

O que fazer se você não é reconhecido no seu trabalho?


Antes de culpar o gestor ou a empresa pela falta de consideração ou reconhecimento pelo trabalho que tem feito, especialistas afirmam que o primeiro passo para lidar com essa situação é avaliar sua atuação no trabalho e até mesmo, da sua vida pessoal.

“Alguns profissionais procuram o papel de pai e mãe na figura do chefe. Isso acaba revelando uma dívida emocional e uma carência que acabam sendo transferidos para a empresa, chefe ou colegas de trabalho”, explica Rogério Chér, sócio da consultoria Empreender Vida e Carreira.

Confira abaixo as recomendações dos especialistas:
  • Relembre seu trajeto profissional dentro da empresa

“Quais foram os desafios, projetos que ele se envolveu? Alguma vez ele se voluntariou para fazer uma tarefa diferente? Primeiramente, o profissional tem que mostrar vontade de crescer”, afirma Karin Parodi, diretora da Career Center.
  • Avalie seu nível de protagonismo
Pode ser que o nível de contribuição do profissional seja significativo, mas isso não quer dizer que sua performance também seja. E, para algumas empresas, é isso que importa. Seja responsável por suas escolhas, seu nível de comprometimento revela se você é protagonista da sua carreira ou apenas um observador passivo.
  • Peça um feedback
Se o reconhecimento para você é indispensável, vale pedir um feedback 360º. Converse com seus pares e com líderes, faz parte da reflexão. “Mas leve seu adulto para a conversa. O profissional tem que tomar cuidado para não parecer uma criança ao falar que ninguém o nota no trabalho”, diz Chér.
  • Analise os valores e a cultura organizacional da empresa
Algumas empresas têm como característica demonstrar a satisfação com o funcionário e algumas não. Às vezes é o chefe que é inflexível e não vê razão em parabenizar ou oferecer oportunidades de treinamentos para os subordinados.

Nesses casos, os especialistas recomendam: coloque os prós e contras de se trabalhar nessa empresa. Você assumiu um cargo que lhe agrada? Você concorda com a maneira com que a organização lida com as demandas ou problemas? Porque senão, mesmo com um pacote de remuneração e benefícios, seguidas promoções e projetos desafiadores, o profissional ainda sim se sentirá frustrado.


Fonte: Exame.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário