"- Em breve um novo visual para melhor informar! -

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Como conseguir o primeiro emprego depois de formado?

Você pode ter se formado como perito em cálculo, mas não contava que se perderia no caminho para sua primeira grande entrevista de emprego. Então, você chegou atrasado e frustrado, derrubou um copo de café cheio de açúcar na área da recepção e depois ofereceu um ‘doce’ aperto de mão ao recrutador. Esses erros simples podem te custar a vaga.

De acordo com Patricia D. Sadar, autora dos livros direcionados a recém-formados na faculdade Congratulations… You Aced the Interview e Congratulations… You’re Hired (“Parabéns… você passou na entrevista” e “Parabéns… você está contratado”, respectivamente, em português), “os estudantes e seus pais gastam o seu tempo valioso e seu suado dinheiro para entrar na faculdade e ganhar o seu diploma universitário. Mas parece que eles se esquecem um passo essencial – a chegada ao trabalho“.

Há um desafio ainda maior no mercado de trabalho atual, que pode ser um osso especialmente duro de roer para os jovens profissionais: nos Estados Unidos, 60% dos recém-graduados não tem trabalho de período integral em suas áreas de formação, de acordo com um estudo realizado em maio deste ano. Mas Sadar tem algumas dicas para ser bem sucedido, mesmo neste mercado sombrio:

Adapte seu currículo para a vaga

Muitas vezes, os recrutadores simplesmente filtram os currículos. Então tenha certeza de que as experiências e habilidades que estão sendo procuradas estão fáceis de detectar, bem como sendo repetidas na carta de apresentação. Inclua um resumo profissional, competências, pontos fortes e realizações, tudo isso focado na posição para a qual você está se candidatando.

Prepare-se para antes, durante e depois da entrevista

Procure saber como chegar ao local da entrevista e saia de casa um pouco antes, para não correr o risco de chegar atrasado. Não use perfumes fortes ou fume, tampouco beba café antes da entrevista: todas essas coisas podem incomodar os outros. Se as palmas das suas mãos estiverem suadas, seque-as discretamente antes de dar um firme aperto de mão. Depois, envie um recado de agradecimento para o recrutador (de preferência, dentro de até 24 horas após a entrevista).

Seja sincero ao ser interrogado sobre defeitos

As pessoas frequentemente evitam essas questões ou as respondem transformando o que elas consideram uma qualidade em um defeito, como “eu trabalho demais” ou “eu sou perfeccionista”. O recrutador quer saber se você sabe reconhecer suas deficiências e como você está trabalhando nelas, ou se pode admitir erros e aprender com eles. Esteja preparado para discutir defeitos e erros cometidos honestamente.

Faça perguntas, mas não sobre salário, benefícios ou férias

Vá preparado para fazer de três a cinco perguntas sobre a empresa, o departamento ou o cargo. Você deve pedir ao entrevistador para descrever o candidato ideal para aquela vaga, o que ele ou ela mais gosta sobre trabalhar para essa companhia ou quais serão os maiores desafios que a empresa enfrentará no próximo ano.

Entrevistas que ocorrem durante refeições não tratam de comida

Se a entrevista for um convite para almoço, por exemplo, escolha um prato que tenha um preço razoável, não tenha cheiro forte e que você possa comer sem fazer uma bagunça. Não peça bebidas alcoólicas, mesmo que o recrutador o faça, e tenha maneiras à mesa.

Seja cortês com todo mundo que encontrar

Não subestime a importância dos manobristas, recepcionistas e seguranças, que às vezes têm influência com aqueles que tomam as decisões mais sérias dentro da empresa, como uma contratação. Além disso, a pessoa dentro do elevador ou banheiro pode ser o CEO ou um futuro chefe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário