"- Em breve um novo visual para melhor informar! -

domingo, 11 de setembro de 2011

Um candidato informado vale por dois!!!


Já parou para pensar que ter um currículo exemplar, com direito a universidade de primeira linha, inglês fluente e atividades extracurriculares pode não ser suficiente para conquistar a vaga dos sonhos?

Cada vez mais comum nos processos seletivos, atividades que testam se candidato está bem informado sobre as notícias e os principais acontecimentos no Brasil e no mundo identificam futuros profissionais capazes de tomar decisões mais certeiras. Por isso, mostrar-se desinformado pode causar uma péssima impressão e fazer com que você perca pontos na seleção.

“É claro que existem muitos outros critérios sendo avaliados num processo seletivo, mas os avaliadores sempre esperam que os candidatos tenham um mínimo de conhecimento da atualidade”, explica Fernanda Monteiro , gerente de vagas pontuais da Cia de Talentos.

Segundo Fernanda, no mundo globalizado em que vivemos, qualquer acontecimento tem um impacto enorme em diversas outras áreas. “Um profissional informado pode contribuir muito mais com a instituição em que for trabalhar”, diz ela.

Um candidato informado vale por dois - Normalmente, as atividades responsáveis por avaliar se o jovem é antenado são os testes de atualidades, que contam com questões de múltipla escolha e são feitos pela internet, e as dinâmicas de grupo. Nesse último caso, o avaliador pode solicitar que o candidato avalie um acontecimento real e apresente possíveis soluções. Dessa forma, aqueles que estão interados do assunto serão capazes de fazer uma análise mais profunda do problema e listar saídas mais articuladas.

Vale lembrar que nenhum avaliador espera encontrar experts em economia ou política, mas jovens que se preocupam em entender o que está acontecendo a sua volta. “As questões mais encontradas são relacionadas à política ou questões sócio-econômicas, principalmente aquelas que acarretam impactos globais”, explica Fernanda, ao pontuar os temas mais abordados em processos seletivos.

Muitas vezes, a rotina corrida dificulta a leitura diária de um jornal, por isso, uma boa opção para não ficar de fora das últimas notícias é focar em revistas semanais e edições de domingo dos jornais, que costumam fazer um apanhado geral dos principais acontecimentos. Fora isso, acompanhar contas de publicações confiáveis no Twitter, rádio e telejornais são alternativas para quem não tem pique de ler o bom e velho impresso.