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sábado, 5 de novembro de 2011

Marketing digital: pra que pagar se pode ser de graça?

É uma coisa que já vi vários gestores questionarem.

Muitos empresários que não conhecem como funciona um trabalho profissional voltado para o marketing digital acham que estão jogando dinheiro fora quando pagam para alguém ou alguma empresa cuidar desse setor para eles. A lógica que usam é simples: se uma conta no Twitter é gratuita, no Facebook também, um blog do WordPress.com ou Blogger é grátis e mandar emails também é, por que eu pagaria para alguém “intermediar” isso para mim?

Vou dar algumas razões e mostrar que destinar dinheiro para o marketing digital é investimento, não uma despesa inútil.

Economia de tempo

Gestores de empresas, especialmente das pequenas, não têm tempo sobrando para, por exemplo, cuidar das mídias sociais ou de uma campanha de mobile marketing. Até poderiam fazer isso, mas estariam desperdiçando tempo na operação das atividades, ao invés de cuidar da área estratégica da organização. Então, por uma questão de melhor aproveitamento do tempo, é mais adequado deixar o marketing digital para profissionais autônomos e empresas que têm plenas condições de dedicar seu tempo para cuidar disso.

Conhecimento na área

Se para alguns gestores falta tempo para o marketing digital, para outros falta conhecimento. Como organizar uma campanha de email marketing sem saber de detalhes básicos, como o dia em que o público-alvo da campanha mais acessa os emails? Como querer produzir um material que “viralize” facilmente sem conhecer as bases do marketing viral? Quando o marketing digital é terceirizado, significa que ele está sendo entregue a profissionais que conhecem a área e sabem o que estão fazendo. Muito melhor que fazer as coisas na base do achismo, perdendo tempo, dinheiro e correndo o risco de receber resultados contrários aos desejados.

Experiência de mercado

Além de ter tempo disponível e saber utilizá-lo adequadamente, ter experiência em ações de marketing digital melhora ainda mais as chances de bons resultados. Quem já está na área há algum tempo já sabe o que, como e quando fazer. Isso otimiza as ações, os custos e a percepção dos resultados. Uma assessoria de comunicação digital que já tenha realizado vários trabalhos com press releases tem os contatos certos e subdivididos para todo tipo de ação. Fica mais fácil chegar a resultados satisfatórios dessa forma.
Se você é um gestor de empresa e ainda não está convencido de que é melhor deixar o marketing digital para quem entende, saiba que você pode estar perdendo grandes oportunidades de negócio, gastando dinheiro à toa, correndo o risco de manchar a imagem da sua empresa e ainda estar sendo ultrapassado pelos concorrentes. Pense nisso.

Por Gabriel Galvão
Administrador habilitado em marketing 
Consultor de marketing 
Desenvolvedor de sites e blogs 
Editor do blog e palestrante
Fonte:Ponto Marketing
Siga: @mr2digital 

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