"- Em breve um novo visual para melhor informar! -

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Empresas querem investir mais em RH

A constatação foi feita pela Deloitte, em sua Pesquisa de Remuneração 2011

Das companhias brasileiras que planejam ampliar seus investimentos em 2011, 84% direcionarão seus esforços para desenvolvimento de recursos humanos -- no ano passado, esse número foi de 61%. 

"Foi possível confirmar que o empresariado está preocupado com seus talentos e com a retenção deles. Do ano passado para cá, tivemos um crescimento de 23% em intenção de investimento na área. Isto é realmente um fato novo e muito importante", declarou Fábio Mandarano, gerente de Capital Humano da Deloitte, empresa responsável pela pesquisa. 

Para alcançar esse resultado, 70% das empresas vão investir no treinamento e desenvolvimento de pessoas e 46% em remuneração, além de benefícios e outros. 

Além disso, a maioria das empresas (64%) conduzirá, em 2011, projetos de mudança de estrutura organizacional, como modificações no organograma, redefinição de papéis etc. Já 68% aprimorarão os sistemas de comunicação interna, enquanto 29% implantarão programa de gestão de talentos.



Políticas em andamento 

Programas de avaliação e desempenho fazem parte do dia-a-dia de 79% das companhias: 84% delas avaliam seus funcionários anualmente, enquanto 16% fazem semestralmente. Quando o assunto é pesquisa de clima, 71% das empresas fazem essa avaliação. 
Em se tratando de práticas de recrutamento, as mais utilizadas para seleção de pessoal variam de acordo com o nível hierárquico. Para cargos executivos, as empresas de assessoria e consultoria (como headhunting) são as mais utilizadas (66% - diretores e 74% - gerentes), seguidas do recrutamento interno (24%). Para os demais cargos, os formatos mais utilizados são o recrutamento interno, indicação e currículos enviados espontaneamente.


Outras informações da pesquisa

76% dos executivos de RH participam das decisões estratégicas de suas companhias; 

17% das empresas possuem uma universidade corporativa; 

8% dos cargos de diretoria são ocupados por mulheres, e 15% de gerência; 

59% das companhias desenvolvem programas de qualidade de vida. 

*Fonte: Pesquisa de Remuneração 2011 - Deloitte



Nenhum comentário:

Postar um comentário